Início > CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS > Contabilidade para Executivos

Contabilidade para Executivos

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Linguagem do mundo dos negócios; termômetro do mercado; exigência legal; informações atualizadas (estoque, custos, rentabilidade, lucro, etc); comunicação com o mercado. Ela forma um sistema de informações e avaliação em forma de demonstrações e análises econômicas, financeiras e de produtividade.

FUNÇÃO DA CONTABILIDADE

Deve ser simples e clara, que dê uma idéia exata das condições da empresa, dando meio de direção, constituindo uma analise sobre a posição e rumo do negócio.

Ela surgiu por volta do século XIII na Itália na obra de Frei Luca Pacioli; através do tratado de matemática, com uma seção sobre registros contábeis segundo o método das partilhas dobradas. Com ascensão após a crise de 1929, a escola americana inicia o fortalecimento da contabilidade.

No Brasil ocorreu o avanço após a Lei 6.404/76, que estabeleceu normas contábeis comerciais e fiscais.

Conceito: Ciência que estuda, registra e controla o patrimônio, servindo de instrumento para direção de decisões. A contabilidade gera relatórios para demonstrar a mensuração monetária. O governo utiliza-a para arrecadar impostos. Usuários Internos são as empresas e as pessoas da empresa; usuários externos são os investidores, fornecedores, clientes e instituições.

Os fatos administrativos, ou seja, investimentos, estoque, compras, vendas e recebimentos; são identificados pela contabilidade, através de regras e procedimentos, são registrados em um livro contábil chamado diário, possibilitando a verificação e auditoria. Neste livro há a possibilidade de se emitir um outro relatório contendo pequenas partes das informações, chamado razão.

RECEITAS (Venda de bens ou serviços): Á vista, aumenta caixa; á prazo, aumenta duplicatas a receber. LUCRO. DESPESAS (Sacrifício de ativos para obter a receita): Á vista, diminui caixa; á prazo, aumenta duplicatas a pagar. PREJUÍZO.

Demonstração do resultado do exercício – DRE

O objetivo do DRE é organizar as informações sobre o lucro ou prejuízo, capacitando a avaliação quanto a atuação da empresa e sua operação futura. Onde teremos os fatos que a empresa dará continuidade e fatos que não mais irão se repetir. Esta operação descontinuada ou será baixado ou vendido.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: