Início > CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS > Contabilidade para Executivos

Contabilidade para Executivos

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Linguagem do mundo dos negócios; termômetro do mercado; exigência legal; informações atualizadas (estoque, custos, rentabilidade, lucro, etc); comunicação com o mercado. Ela forma um sistema de informações e avaliação em forma de demonstrações e análises econômicas, financeiras e de produtividade.

FUNÇÃO DA CONTABILIDADE

Deve ser simples e clara, que dê uma idéia exata das condições da empresa, dando meio de direção, constituindo uma analise sobre a posição e rumo do negócio.

Ela surgiu por volta do século XIII na Itália na obra de Frei Luca Pacioli; através do tratado de matemática, com uma seção sobre registros contábeis segundo o método das partilhas dobradas. Com ascensão após a crise de 1929, a escola americana inicia o fortalecimento da contabilidade.

No Brasil ocorreu o avanço após a Lei 6.404/76, que estabeleceu normas contábeis comerciais e fiscais.

Conceito: Ciência que estuda, registra e controla o patrimônio, servindo de instrumento para direção de decisões. A contabilidade gera relatórios para demonstrar a mensuração monetária. O governo utiliza-a para arrecadar impostos. Usuários Internos são as empresas e as pessoas da empresa; usuários externos são os investidores, fornecedores, clientes e instituições.

Os fatos administrativos, ou seja, investimentos, estoque, compras, vendas e recebimentos; são identificados pela contabilidade, através de regras e procedimentos, são registrados em um livro contábil chamado diário, possibilitando a verificação e auditoria. Neste livro há a possibilidade de se emitir um outro relatório contendo pequenas partes das informações, chamado razão.

RECEITAS (Venda de bens ou serviços): Á vista, aumenta caixa; á prazo, aumenta duplicatas a receber. LUCRO. DESPESAS (Sacrifício de ativos para obter a receita): Á vista, diminui caixa; á prazo, aumenta duplicatas a pagar. PREJUÍZO.

Demonstração do resultado do exercício – DRE

O objetivo do DRE é organizar as informações sobre o lucro ou prejuízo, capacitando a avaliação quanto a atuação da empresa e sua operação futura. Onde teremos os fatos que a empresa dará continuidade e fatos que não mais irão se repetir. Esta operação descontinuada ou será baixado ou vendido.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário