Início > CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS > OS GRUPOS DE CONTAS DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

OS GRUPOS DE CONTAS DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

1. Receitas de vendas: receita bruta das vendas e serviços:

2. Deduções de impostos das vendas: Vendas canceladas, abatimentos, Impostos: ISS (Imposto sobre serviços), ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias), IVVC (imposto sobre vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos), PIS (sobre faturamento) e COFINS (Contribuição social sobre o faturamento). Resultando em receita líquida de vendas.

3. Deduções de Custos dos produtos ou serviços vendidos: Indústria – CPV Custo dos produtos vendidos; Comércio – CMV Custo das mercadorias vendidas; Serviços – CSP Custo de serviços prestados.

4. Resultando no Lucro bruto.

5. Despesas Operacionais: Administrativas: honorários de administração, salários e encargo do pessoal, despesas legais, material de escritório, etc. Vendas: Pessoal, marketing, comissões, propaganda e publicidade, PDD, etc. Encargos financeiros líquidos: Receitas e despesas financeiras, juros, descontos, correção, etc.

6. Outras receitas e despesas Operacionais: São oriundas das atividades acessórias do objeto da empresa. São vendas esporádicas; dividendos e rendimentos de outros investimentos e resultados da equivalência patrimonial.

7. Resultado antes da provisão de Imposto de renda e contribuição social.

8. Provisão para o imposto de renda: Base no lucro real. LALUR que é o livro de apuração do lucro real, regido por lei. Provisão para a contribuição social e Participações, que são destinados aos proprietários de debêntures, empregados, instituições como previdência e fundos.

9. Resultados após os tributos sobe o lucro.

10. Operações descontinuadas: São as médias do resultado líquido das operações descontinuadas e dos tributos sobre operações descontinuadas.

11. Resultado líquido das operações descontinuadas após tributos.

12. RESULTADO: É a soma do resultado após os tributos sobre o lucro e resultado líquido das operações descontinuadas após tributos resultando em resultado líquido do período.

13. DESTINAÇÃO DO RESULTADO: Resultado acumulado de exercícios anteriores somados ao resultado líquido do exercício resultando em distribuição para fora da empresa, retendo para reservas de lucros para abater de prejuízos acumulados.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: