Início > FINANÇAS CORPORATIVAS > FREE CASH FLOW

FREE CASH FLOW

Também chamado de Fluxo de caixa livre da empresa. Sem este a empresa não tem valor. A análise do Free cash flow é a essência da analise da empresa. É o fluxo de caixa que serve para remunerar os fornecedores de capital (bancos, mercado e acionistas).

É composto pela soma dos Fluxos de entrada, descontados todos os fluxos de saída, os investimentos em ativos, em capital circulante, impostos e imposto de renda. A resultante é o próprio Free cash flow.

CICLO OPERACIONAL OU DE PRODUÇÃO DA EMPRESA

Ele inicia-se a partir do momento da entrada da matéria prima no estoque até os recebimentos dos valores vendidos do produto acabado. O ciclo operacional é composto de 5 marcos e de 4 períodos.

MARCOS DO CICLO OPERACIONAL OU DE PRODUÇÃO

Aquisição1 da matéria prima no estoque; Inicio da fabricação2; Fim da fabricação3; Venda4 de produto acabado ou saída do estoque; Recebimento da venda5.Inicia-se com evento operacional e encerra com ciclo operacional.

CICLO FINANCEIRO DE CAIXA

Inicia-se no momento que se realiza o pagamento da matéria prima. Caso o pagamento seja a vista, o ciclo inicia-se com a produção do produto. Ele encerra juntamente com o fim do ciclo operacional. Se for a vista, os ciclos operacionais e financeiros são os mesmos. No caso normal, inicia-se com ciclo operacional e termina no ciclo financeiro. A diferença é o ciclo operacional é o prazo médio de pagamento da matéria prima.

CICLO ECONÔMICO

Apenas movimenta fisicamente o produto, ele sempre se inicia com o ciclo operacional. E encerra com a saída física do produto acabado do estoque (venda). A diferença entre o ciclo operacional é o prazo médio do recebimento das vendas.

Caso seja a vista o pagamento de matéria prima e de recebimento, então todos serão idênticos quanto ao inicio e o seu fim.

MATERIA-PRIMA FABRICAÇÃO PRODUTO PRONTO FATURAMENTO RECEBIMENTO

prazo médio estocagem da materia prima

Pagamento Materia Fabricação

Venda

 

CICLO OPERACIONAL

 
 

CICLO FINANCEIRO – CAIXA

CICLO ECONOMICO

   

 

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO OU CIRCULANTE

É necessário para comprar estoque de matéria prima ou produtos a serem comercializados. Serve também para financiar o cliente até o recebimento das vendas; Fornece um caixa mínimo operacional para manter as despesas variáveis incertas e novamente se compõe em um novo montante reservado para investimentos em matéria prima, compondo o Capital de Giro.

Livro: A cauda longa, autor: Chris Anderson.

Livro: Free, autor: Chris Anderson.

NCG = Estoque + CR + CMO – CP

NCG= Necessidade de Capital de Giro.

CR= Contas á receber.

CMO= Custo médio operacional.

REGRAS DE MODELAGEM DO INVESTIMENTO EM CAPITAL DE GIRO

Primeiramente, faz-se a estimativa1 as necessidades de capital de giro de data a data. Tratando-se de projeto2 deve-se forçar a necessidade de capital de giro na última data ser igual a zero. Se não houver3 necessidade de capital de giro prevista para a data zero, antecipa-se a necessidade de capital de giro da data 1. ICG=NCG-NCG-14. ∑ICG = 05.

 

0

1

2

3

4

Necessidade CCL

0

 12

13,5

8

0

Investimento CCL

-12

0

-1,5

5,5

8

 

Ex.: Na ultima data deve formar a necessidade ser 0. Antecipar a necessidade da data 1. O investimento será igual a necessidade anterior menos a data zero.

 

0

1

2

3

4

5

Ncg

15

25

17

38

11

Ncg

15

0

Icg

.0-15= -15

.15-15= 0

.15-25= -10

.25-17= 8

.17-38= -21

.38-0= 38

 

Ex.2.: A ultima data deve formar a necessidade de 0. Não há necessidade de antecipar a data 1. O investimento será igual a necessidade anterior menos a data presente.

 

0

1

2

3

4

5

6

TOTAL

Ncg

13

8

17

50

21

15

7

Ncg – forçada

0

Icg

13

Icg

.13-8=5

.8-17=-9

.17-50=-33

.50-21=29

.21-15=6

.15-0=15

13

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: