Início > FINANÇAS CORPORATIVAS > MERCADOS FINANCEIROS

MERCADOS FINANCEIROS

FUNÇÕES E MERCADO FINANCEIRO

Valor de uma ação: Uma ação somente tem valor quando paga dividendos, que é uma parcela do lucro que é distribuída entre os acionistas. No Brasil a empresa é obrigada a distribuir no mínimo 25% dos seus lucros. Ganho de capital;

Mercados financeiros

Mercado primário subscrição (underwriting), quando a empresa abre para investimento de acionistas que insere recursos financeiros para alavancar seus negócios. Mercado secundário o acionista poderá negociar suas ações na bolsa de valores com o preço de mercado, neste momento a empresa não recebe valores enquanto suas ações são negociadas, porém há interesse da valorização do valor da ação

Uma empresa precisa de autorização para recomprar suas ações, pois possui informações privilegiadas sobre seus negócios, e isto é ilícito.

CEO (Chief Executive Officer) seu papel é fazer o acionista ficar mais rico, ou seja, encontrar uma maneira de valorizar as ações na bolsa. O que aumenta o valor das ações é a visibilidade de resultados atuais (melhor gestão) e a perspectiva de resultados futuros (analise de mercado).

Então os papéis do CEO é realizar uma boa gestão para melhorar os resultados1 atuais da empresa. Relacionamento com o mercado para melhorar a percepção das perspectivas de resultados futuros2.

CASE: HSBC (Hong-Cong and Changai Corporation – 1865) – John Bond, CEO do HSBC, foi converser com os investidores e realizou a seguinte pergunta: O que você acha que está errado no HSBC: Resposta, não há uma visibilidade de gerenciamento e cumprimento de metas. Então ele criou o “Managing for value” gerenciando para ganhar valor.

Então foram criadas receitas tais como aumentar o limite de clientes de ativos no cliente. E realizou um treinamento de forma obrigatória para todas as unidades da empresa.  A partir disto, as ações subiram de 2.000 = 80 bi para, em 6 meses, 110 bi.

Assim, o que valoriza é muito mais a perspectiva de futuro do que a análise de resultados atuais. Pode existir lucro aumentando e ações da empresa despencando, exemplo: Hamilton – Empresa de maquinas de escrever.

Mercado Monetário é o mercado responsável pelo financiamento da empresa no curto prazo.

Já o Marcado de Capitais é o mercado responsável pelo financiamento da empresa no longo prazo. Costuma ser subdividido em dois principais mercados. A seguir:

1. Mercado de debêntures, que são títulos emitidos pelas S.A.s para captar recursos de longo prazo. São obrigações que a empresa deve pagar independente de lucro ou prejuízo. Devendo, além disto, pagar em data marcada, caso contrário, será responsabilizada com seu patrimônio.

2. Mercado de ações, as quais somente pagam dividendos se a empresa tiver lucro.

(Livro: A semente da Vitória, Nuno Cobra)

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: