Início > FINANÇAS CORPORATIVAS > INTRODUÇÃO Á FINANÇAS

INTRODUÇÃO Á FINANÇAS

Historicamente a riqueza em relação ao tempo vem evoluindo, com significativa alteração desde 1700 por conta da revolução industrial. Porem antes disto, houve a partir de 1630 um crescimento tímido, porém diferencial, por Peter Bernstein, houve a descoberta do cálculo das probabilidades.

Por conta disto, surge a mensuração do risco financeiro. Popularmente risco é sinônimo de perigo. Contudo, em finanças o risco é variabilidade, ou seja, tudo o que varia pode ser positivo ou negativo. O que se deve realizar é neutralizar a variável negativa e potencializar a positiva.

Por meio de uma estratégia, o que significa é realizar uma forma de interromper perdas, evitando desta forma o aumento destas perdas.

Culturalmente, antes de 1630 a riqueza era adquirida por meio de força militar, ou saque, que nada mais é do que assalto das nações. Livro: O declínio e a queda do império romano (autor Guibber). Livro: Charles Darwing.

Após este período a partir de 1630 surge o investimento. Que é realizado a partir do conhecimento das possibilidades disponíveis ou da forma de realizar as funções ou desenvolver produtos. Onde a humanidade passa a medir e controlar o risco com este conhecimento. (Livro: IChing Livro das mutações – 5000 anos de sabedoria)

Na situação atual o mundo cria riqueza constantemente. O que não significa distribuir esta riqueza. E quando há uma fusão entre o capital e o trabalho surge uma viabilização, quanto maior o investimento maior será a necessidade de emprego qualificado.

OBJETIVO DA EMPRESA

O objetivo da empresa é maximizar a riqueza dos proprietários. Assim, para se ter riqueza ou se manter no mercado de trabalho ou se cria uma empresa, ou torna-se sócio investidor ou presta serviço.

MODELOS

Os modelos são simplificações da realidade e não a própria realidade; o principal modelo de finanças é o fluxo de caixa, que expressa uma simplificação da realidade. Desta forma, o espírito da modelagem é simplificar e faz pior que a realidade, o que é mais conservadora. De forma a minimizar os riscos.

GOVERNAÇA CORPORATIVA

Assembléia dos Acionistas que manda na empresa; Conselho de Administração que determina a administração; CEO é o presidente da empresa; Diretoria.

INTRODUÇÃO A FINANÇAS

Finanças versus Contabilidade (receita x despesa). Quando se abaixa a despesa do produto ou serviço, e se mantém o custo, aumenta-se a receita, contudo, acaba caindo de uma só vez, este período até a percepção do cliente é prazo de inércia do consumidor.

Conceito de lucro é valor alcançado em curto prazo.

Conceito de riqueza é o valor presente do free cash flow (fluxo de caixa livre) futuro esperado. O Free cash flow é o fluxo de caixa que está livre para remunerar os fornecedores de capital, ou seja, os investidores. Neste as receitas (caixa), subtraídas as despesas, dos investimentos (necessários para manutenção da empresa) e dos impostos. Sendo o que sobrar distribuído pelo free cash flow.

Assim, a empresa não existe para guardar dinheiro, mas sim para enriquecer seus acionistas. As empresas de alta tecnologia guardam dinheiro em caixa, para tentar absorver concorrentes, ou desenvolver novos produtos.

As empresas hoje são avaliadas pela capacidade de geração do free cash flow, ou seja, gerar riqueza.

Riqueza

Lucro

Considera fluxos de caixa

Considera receitas e despesas

Longo Prazo

Curto prazo

Medida Financeira

Medida cont[avil

 

REPRESENTAÇÃO DE ATIVOS- Do ponto de vista financeiro a representação de ativos é feita através do fluxo de caixa.

O CONTEITO DE RISCO- Variabilidade do resultado esperado; o importante é observar o tanto pode ser algo positivo quanto negativo.

Risco é variabilidade, o que não há risco não há variabilidade. Assim, quanto mais movimento que se realiza, mais risco positivo ou negativo poderá ocorrer. Vida é movimento, morte é ausência de movimento.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: