Inicio da Carreira Y

Habilidades administrativas: Gestão de tempo; técnicas de priorização; motivação de pessoal; gestão de orçamento de projetos; relacionamento com clientes; linguagem menos técnica.

Habilidades técnicas: Metodologia de desenvolvimento de sistemas; métrica de software; modelos de qualidade em software; certificações em linguagens, brancos de dados, entre outros; conhecimentos multi-plataforma.

Avaliação de desempenho: É um instrumento gerencial que permite medir os resultados obtidos. Controla o desempenho; responsabiliza o gestor; exclui a criatividade, a iniciativa e a ousadia.

Nova abordagem: O empregado é o avaliador – Desenvolver seu potencial; planejar seu desenvolvimento; colocar seus planos em prática.

Uso das informações obtidas: Suporte a decisões e avaliação dos programas de RH; Identificação do incentivo adequado; padrões de desempenho e estímulo á produtividade; feedback ao avaliado.

Feedback de 360º: Baseado nas competências; envolve vários avaliadores; oferece feedback contínuo; desenvolve e certifica competências.

 

 

Sociedade do conhecimento: Deslocamento de função produtiva para atividades intelectuais. Gestão de ativo intelectual: Propriedade e guarda de conhecimento, para agregar valor a uma organização. Gestão do conhecimento: Reter e transferir conhecimentos, sem restrições sobre como foi gerado.

Treinamento: Aprendizagem voltada ao desempenho do cargo. Desenvolvimento: Aprendizagem voltada para resolução de problemas e inovação.

Essência da educação corporativa: Oferecer visão sistêmica, valorizar o ser humano, promover mudança cultural, integração dos grupos, incentivo ao auto-desenvolvimento e fortalecimento dos papéis.

T & D

Educação Corporativa

Aprofundamento

Saber como fazer

Saber ser

Objetivo

Funcional

Estratégico

Público-alvo

Funcionários

Grupo de interesse

 

Forças de sustentação:

Educação global visão e perspectiva global dos negócios. Organizações flexíveis e enxutas. Obsolescência do conhecimento com velocidade da informação. Era do conhecimento em todas as suas formas. Empregabilidade e atualização permanente.

Educação Corporativa: Inicialmente objetiva-se treinar stakeholders para, em seguida, desenvolver soluções de aprendizagem e assim, obter vantagens competitivas e entrar em novos mercados.

Cultura organizacional: Um conjunto de idéias, conhecimentos, formas de agir, pensar e sentir, expressas em termos de materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou organização, com certa regularidade.

É UM PROCESSO SOCIAL, NÃO BIOLÓGICO

Adquirida e transmitida socialmente

Características diferenciadoras atribuídas

Parte materiais e não materiais

Sistêmica

Uma identidade

“…alimentada pela emoção, pela fantasia…”

Fatores tangíveis e intangíveis

Preservar o núcleo

 

Identificar e analisar os valores básicos (core values) que devem ser mantidos e aperfeiçoados, daqueles que devem ser moldados á uma realidade globalizada.

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