Dimensões de Gestão

Tarefa – Se ela se sobrepõe há problemas nas definições. 1. Fraca liderança, 2. Visualização do resultado desejado, 3. Contribuição individual, 4. Controle, 5. Prioridades. (Complexa, especializada e padronizada).

Toda tarefa começa sendo complexa, surgindo sem que haja conhecimento acumulado, sendo realizada de forma a tentativa e escolha. Passando a ser especializada, o conhecimento ainda é necessário, mas já se tem um parâmetro. Passando com o tempo a ser padronizada, seguindo a melhor forma de realização. Multifuncionais são as demais tarefas mescladas em suas tarefas, inovando, absorvendo e seguindo padrões estáveis.

Arranjo das tarefas: A forma de organizar as tarefas. Sendo individualizada, sem interação com os demais colegas. Exp.: caixa de banco, professor. Produção em série, um iniciando o trabalho, os demais dão seqüência. Exp.: Produção em série. Coligada, um grupo trabalha com projetos, onde um inicia e os demais compartilham o conhecimento, de forma interagida. Equipe: forma de combinar pessoas com tarefas diferentes para realizar um objetivo.

Grupo – Se acaba se sobrepondo sobre as demais definições teremos: 1. Grupo mal selecionado, mal integrado e mal treinado, 2. Recursos inadequados para a execução do trabalho, 3. Sistema inadequado de recompensa, 4. Gaps (Falta) críticos de competência de grupo, 5. Confusão, hostilidade e indiferença, 6. Fraca liderança.

Indivíduo – Caso seja voltado para este quesito tem-se: 1. Distúrbios de comportamento, 2. Atitudes inadequadas, 3. Membro não assume responsabilidade, 4. Comprometimento insuficiente, 5. Gaps (Falta) críticos individuais, 6. Fraca Liderança.

John Adair entende que, a gestão será bem sucedida se tiver um nível adequado entre tarefa, grupo e indivíduo.

Pesquisa da Gallup Organization, em onze regiões metropolitanas, sobre o engajamento de forças de trabalho brasileira.

“Engajados” 21%: Produtivos, leais, impulsionam a inovação e movem a organização através de níveis consistentes de alto desempenho. “Não engajados”61%: Não estão psicologicamente comprometidos com a empresa, buscam atingir os objetivos sem ousadia ou riscos, deixam a empresa em qualquer oportunidade. “Ativamente desengajados” 18%: atitude negativa com relação ao trabalho e ao empregador; destroem o valor criado por seus colegas.

Mudança no mundo do trabalho deixou de ser “como fazer” e passou a ser “para que fazer”. A eficácia diz respeito á forma que se está realizando as questões e se esta maneira estabelecerá a empresa para o futuro.

Um novo cliente possui consciência de valor, acesso a qualquer tipo de informação e faz sua escolha em qualquer parte do planeta. Para conquistar este cliente deve-se agir com a multiqualificação da competência, rapidez, inovação e domínio dos meios tecnológicos que ele utiliza.

Trabalho de equipe ou com espírito de equipe? “É um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem individualmente para alcançar objetivos especificados, compartilhados e valorizados”.

1. Cargo, 2. Seleção, 3. Remuneração, 4.Treinamento, 5. Avaliação. Sendo realizadas de forma individual, os empregados não conseguem trabalhar em equipe.

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