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Dimensões funcionais da gestão de pessoas

Objetivo geral
Realizar um contrato de trabalho de forma adequada e padrão. Conforme a realidade organizacional.
Objetivos específicos
A- Analisar os efeitos das mudanças ambientais e da estratégia sobre a gestão de pessoas. (O produto ou serviço deve ser compatível com o publico alvo, exp: Atendimento para um determinado público, deve ser voltado para este público específico);
B- Apresentar as práticas de gestão de pessoas que auxiliem os gestores em seu trabalho. (A informação deve ser significativa);
C- Identificar o papel dos gestores quanto a sua responsabilidade na gestão de pessoas. (A informação deve estar muito clara para que os demais padrões sigam um rumo aceitável).
MINICASO – Diante ao descaso de atendentes em um supermercado, ao comprar um produto o cliente se depara com 2 funcionários ociosos e um 3º funcionário despreparado para o atendimento. Ao ver-se obrigado a consumir o produto, o cliente, diante do mau atendimento acaba saindo com a idéia de jamais retornar ao estabelecimento.
1. O problema central está na orientação dos funcionários para o foco ao atendimento ao cliente e não o foco no conhecimento do produto. Faltando assim, gestão, qualidade, comprometimento, etc.
2. Este incidente ameaça a empresa no fato de que o cliente busca em primeiro lugar o produto, mas se deparando com a dificuldade de obtê-lo pelo atendimento precário, acaba por evitar ao máximo a encontrar-se novamente com esta situação.
Solução: Deve-se analisar o contexto geral, não somente o aspecto pessoal ou momentâneo. Evitando-se a generalização e discriminação do que se vê e do que realmente se realiza. Esta análise generalizada sem fundamentos é um dos maiores problemas mundiais na análise das funções desempenhadas.
Colaborador x Subordinado – Colaborador é aquele que tem liberdade de ação e independência quanto á horários e funções. O Subordinado é aquele que está sob as ordens da autoridade superior, fazendo somente o que se é determinado. Este é aquele que sustenta o gestor. Cada qual tem um papel dentro da organização, sendo eles bem determinados não surgirão conflitos de gestão.
Principais visões de gestão: A empresa que se trabalha, quer chegar a algum lugar importante? Se não, como pode-se pedir que os subordinados atinjam um determinado patamar. A estratégia é a melhor gestora que existe, é a partir dela que se define os aspectos que compõem a organização, atingindo-se um determinado objetivo ou não.
O problema é a capacidade que a empresa tem de não copiar mais. Pois a estratégia esta voltada ao atendimento de um mercado específico e não adaptando-se ao que se tem no mercado.
“Copiar o líder significa fazer igual ao líder. Não, melhor que o líder”.

Erros mais freqüentes
Ausência de definição de papel, domínio técnico como critério de seleção, uso do modelo anterior, uso simples do bom senso (critério) e da autoridade; e ausência de características mínimas.
Papel do Gestor – Tomar decisões em relação á tempo, recursos e dinheiro. E deve liderar com comunicação á influenciar pessoas, motivação e desenvolvimento do pessoal. Peter Drecker – “O líder é o cara que é capaz de extrair do outro, o que ele tem de melhor”.

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