Início > Fundamentos de Marketing > SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Uma empresa que decide operar em um mercado amplo reconhece que, normalmente, não pode atender a todos os consumidores daquele mercado. Eles são bastante numerosos, dispersos e diversificados em termos de exigências de compra.

A empresa, em vez de competir em todos os lugares, precisa identificar os segmentos de mercado mais atraentes que possa atender eficazmente.

A segmentação tem por objetivo busca um melhor posicionamento competitivo da empresa no mercado; gerar valor para os consumidores; buscar o aumento das vendas; proporcionar um aumento de market share; buscar um incremento da imagem da empresa, visando ao reconhecimento e respeitabilidade dos consumidores.

Ela exige as seguintes etapas: 1ª Estágio de levantamento e identificação, 2ª Estágio de análise e mensuração e 3ª Estágio de seleção e desenvolvimento.

Seguindo as bases 1ª geodemográficos, 2ª sociecômicos e 3ª comportamentais.

CONSUMIDORES FINAIS

Geodemográficos: Região, tamanho da cidade ou município, concentração populacional, clima, faixa etária, gênero, número de integrantes da família.

Socieconômicos: Estágio de vida familiar, renda, classe social ou econômica, ocupação, instrução, religião e raça.

Comportamentais: Taxa de uso do produto, benefícios procurados, grau de lealdade para com o produto, envolvimento emocional do consumidor.

CONSUMIDORES ORGANIZACIONAIS

Geodemográficos: Setor, tamanho da empresa, localização geográfica.

Socieconômicos: Tecnologia, situação do usuário, capacidade dos clientes.

Comportamentais: Taxa de uso do produto, benefícios procurados, grau de lealdade para com o produto, envolvimento emocional do consumidor.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: