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POSICIONAMENTO

Para Kotler, é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da organização para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo. Já para All Rier, posicionamento não é o que você é na mente do cliente em perspectiva. Ou seja, você posiciona o produto na mente do comprador em potencial.

Vantagem Competitiva: A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de aquisição de produtos para venda. (Muchael Porter). Ex: Diferenciação (FEDEX) – Liderança em Custo (CHINA).

 

Seleção das vantagens competitivas

(Variáveis de diferenciação)

PRODUTO: Características – Desempenho – Conformidade – Durabilidade – Confiabilidade – Facilidade de conserto – Estilo – Design.

SERVIÇOS: Entrega – Instalação – Treinamento do Consumidor – Serviço de consultoria – Consertos Variados.

PESSOAL: Competência – Cortesia – Credibilidade – Confiabilidade – Orientação para o cliente – Comunicação.

IMAGEM: Símbolo – Mídia – Atmosfera – Eventos.

 

O Posicionamento como estratégia de Marketing

“Além de comprar um produto e realizar sonhos, o cliente quer ser bem atendido durante e após a compra”. (Adelino Colombo – Presidente Lojas Colombo).

Mercado de commodities: Investimento em treinamento das equipes. Atendimento cada vez mais qualificado. Serviços diferenciados. Condições de pagamento que caibam no bolso dos clientes. Layout e forma de apresentação dos produtos.

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