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O Conceito de Marketing

Segundo Peter Druker, “Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor… O sucesso da empresa não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”.

Já para Raimar Richers, “…definimos marketing simplesmente como a intenção de entender e atender o mercado”.

ORIENTAÇÕES DA GESTÃO EMPRESARIAL

Produção: Concentra-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa. É utilizado quando uma empresa deseja expandir o mercado. Larga escala. (commodite = soja, milho, BRAHMA).

Produto: Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras. Foco no produto ou Miopia (FERRARI, Rolex).

Vendas: Parte do principio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. Sem foco no relacionamento. Estimular. (ITAU-HSBC Seguros, Previdência Privada).

Marketing: Sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está em entender as necessidades e desejos dos clientes. (O BOTICÁRIO). Trabalho no relacionamento, em função do pós venda.

Necessidades: Necessidade humana é um estado de privação de alguma satisfação básica. Bebida, comida, transporte, etc. Ela é intangível, sem que se possa mensurar.

Desejos: São carências por satisfações especificas para entender a estas necessidades mais profundas. (Coca cola, Subway, Ferrari, Etc). São tangíveis, sendo mensurados pelos produtos.

Reflexão sobre desejo (necessidades)

Protetor solar x Proteção solar

Refrigerante x Sede

Sofá x Descanso

Demandas: São desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar.

Expectativa: O que o CLIENTE ESPERA de um determinado produto ou serviço, devido a estímulos provindos do passado.

Satisfação: É o SENTIMENTO DE PRAZER OU DE DESAPONTAMENTO resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação as expectativas da pessoa.

Valor: É a razão entre o que o CLIENTE RECEBE E O QUE ELE PAGA. O Cliente recebe benefícios e assume custos.

 

 

Determinantes do valor entregue ao cliente

DEMANDA                                                                               ENTREGA
VALOR TOTAL PARA O CLIENTE                    Custo total para o cliente
VALOR DO PRODUTO                                           Custo monetário
VALOR DOS SERVIÇOS                                        Custo de tempo
VALOR DO PESSOAL                                            Custo de energia física
VALOR DA IMAGEM                                            Custo psíquico

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