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O Ambiente de Marketing

O ambiente de marketing é formado pelo cliente é o foco central, o ambiente organizacional, o microambiente do marketing, o macroambiente do marketing e mercado global. A análise do ambiente 1. AMBIENTE MACRO – 1.1. COMPONENTE ECONOMICO – 1.2. COMPONENTE NATURAL – 1.3. COMPONENTE TECNOLÓGICO – 1.4. COMPONENTE LEGAL – 1.5. COMPONENTE POLÍTICO – 1.6. COMPONENTE SOCIAL. (exemplos: Política, questões incontroláveis). 2. AMBIENTE MICRO – 2.1. Componente fornecedor – 2.2. Componente concorrência – 2.3. Componente: empresas públicas e privadas. 2.4. Componente intermediário (exp.: banco, transporte, ponto de venda). (Exemplo: mercado consumidor) 3. A ORGANIZAÇÃO – Ambiente organizacional aspectos de marketing, aspectos financeiros, aspectos r. humanos, aspectos de produção e aspectos de TI. MONITORAMENTO DO AMBIENTE DE MARKETING: Para identificar as oportunidades, ameaças e diminuir os riscos e aumentar as chances do sucesso. CLIENTE: Principais mercados: 1. B2B (mercado organizacional: empresas privadas, públicas, ONG´s), 2. B2C (mercado consumidor: pessoa física), 3. C2C (mercado direto: consumidor final).

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