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Composto do Marketing

4 P’s (Prof. Jerome MC Carthy)

PRODUTO – (Características x Benefícios): Marca, embalagem, designer, serviços, garantias, tamanhas, qualidade, variedade, características, devoluções, etc.

PREÇO OU CUSTO: Preço de listas, descontos, concessões, prazo de pagamento, condições de financiamento.

PRAÇA OU PONTO DE VENDA: Canais, cobertura, variedades, locais, estoque e transporte.

PROMOÇÃO OU COMUNICAÇÃO: Comunicação Integrada de Marketing – CIM.

A comunicação é a alma da marca, é o que faz com que o produto seja visto, conhecido, comentado. A Coca Cola tem excelência neste quesito.

Propaganda – Venda Pessoal – Publicidade – Promoção de Vendas – Marketing Direto – Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) – SITE.

Propaganda x Publicidade

Propaganda é quando se investe para que seja anunciado algo. Na publicidade a mídia é feita espontaneamente, seja ela positiva ou negativa.

Assessoria de empresa divulga as atividades da empresa para a mídia. Geralmente o investimento neste item seja de 2 á 4 % da receita.

MARCA (PRODUTO)

É um nome, símbolo, termo, desempenho ou combinação destes elementos que deve identificar bens ou serviços de uma empresa e diferenciá-los dos da concorrência. Uma marca pode englobar 4 níveis. Atributos (Durabilidade, velocidade), Benefícios (status), Valores (segurança, prestígio), Personalidade (pessoa = executivo).

 

MARCAS MAIS VALIOSAS NO MUNDO EM 2010


1ª Apple – US$ 57,4 bi

2ª Microsoft – US$ 56,6 bi

3 ª Coca-Cola – US$ 55,4 bi

4 ª IBM – US$ 43 bi

5 ª Goggle – US$ 39,7 bi

6 ª Mac Donald´s – US$ 35,9 bi

7 ª General Eletric-US$ 33,7 bi

8 ª Malboro – US$ 29,1 bi

9 ª Intel – US$ 28,6 bi

10 ª Nokia – US$ 27,4 bi

 

 

MARCAS MAIS VALIOSAS NO BRASIL EM 2010


1ª ITAÚ – R$ 20.651 mi

2ª BRADESCO – R$ 12.381 mi

3 ª PETROBRAS – R$ 10.805 mi

4 ª B. BRASIL – R$ 10.497 mi

5 ª SKOL – R$ 6.593 mi

6 ª NATURA – R$ 4.652 mi

7 ª BRAHMA- R$ 3.607 mi

8 ª ANTARTICA – R$ 1.753 mi

9 ª VIVO – R$ 1.468 mi

10 ª RENNER – R$ 780 mi

**Hoje a tradição não é mais uma referencia. Deve-se buscar a inovação, a excelência no atendimento.

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