Início > Matemática Financeira > SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO

SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO

Esta sistemática define o pagamento de juros para manutenção da dívida e no final se devolve o capital. Este sistema foi desenvolvido para operações de financiamento e empréstimo de longo prazo.

É uma metodologia de devolução de capital e pagamento de juros relativos deste capital, poderá ter capitalização composta ou simples, com carência ou sem. Sempre pressupõe o desenvolvimento de uma planilha para se verificar o que ocorre com as prestações. Prestação = Amortização (principal) + encargos financeiros (Juros, seguros, impostos, despesas).

Aqui aplica-se exclusivamente capitalização composto, onde os juros incidem sobre o saldo devedor apurado em período imediatamente anterior. Durante a carência, a amortização é nula; os juros podem ser pagos ou capitalizados.

Empréstimos de longo prazo utilizam correção monetária (TR, variação cambial, …), que é incorporada ao saldo devedor. Onde os juros são chamados de encargos financeiros, podem ser pré ou pós-fixados. A amortização refere-se exclusivamente ao pagamento do principal (capital emprestado).

Alguns dos principais sistemas de amortização são:

Tabela Price – Sistema Francês de amortização, onde as prestações são constantes ou uniformes e periódicas, juros calculados sobre saldo devedor, sistema de amortização crescente e financiamentos imobiliários (década de 80 e 90) e CDC. Obrigatoriamente possui juro composto. É, via de regra uma série postecipada do tipo “end”.

A cada parcela paga, a dívida se estará extinguindo, os juros caem e a amortização cresce, por isto que é chamado de sistema de amortização crescente. Usadas para operações de curto e médio prazo, prestações de até 6 anos.

PMT = FV x (i /1 – (1+i)-n

SAC – Sistema de amortização Constante ou método Hamburguês (BRA – Capitalização simples para longos prazos de pagamento); Neste sistema a amortização será sempre a mesma, mas os juros serão decrescentes, desta forma as prestações serão uniformemente decrescentes. Trabalha a juros simples.

A = SD / n

Sistema de Amortização Misto – Criado pelo BNH em 1979. Onde as prestações são uniformemente decrescentes, medidas pela média aritmética do sistema price e método hamburguês. A amortização crescente e juros decrescentes. Trabalhando com juros compostos.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: