Início > Gestão de Projetos > GERENCIAMENTO DE RISCOS

GERENCIAMENTO DE RISCOS

Processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle dos riscos de um projeto. O objetivo é aumentar

Deve-se primeiramente, analisar os riscos, nivelar o nível de risco, se é alto, médio ou baixo. Ao analisar quantitativamente, deve-se calcular o valor a ser disposto para eventual cobertura do prejuízo ou da eminência do prejuízo.

Na fase de monitoramente e controle deve-se monitorar para que não venha a ocorrer o risco já pré-analisado. Com isto, deve-se realizar um plano de ação para solucionar o risco.

Riscos do Projeto

O gerenciamento de riscos do projeto deve relacionar-se com a identificação, análise e resposta ao risco do projeto. A natureza de qualquer risco é composta, essencialmente, ao Evento, que prevê o que pode acontecer em detrimento do projeto; a Probabilidade do Risco o qual prevê as chances de ocorrência; e o Valor em risco ou impacto, verificando-se a extensão da perda ou ganho que podem resultar a probabilidade.

Identificação dos Riscos

O PMI define a identificação como a determinação de quais eventos de riscos podem afetar o projeto e a documentação de suas características. O Objetivo é especificar todos os riscos que podem afetar o projeto documentá-los com suas características e conseqüências.

Geralmente os riscos são encontrados em orçamentos falhos, cronogramas, problemas pessoais, mudanças no escopo ou nos requisitos, problemas técnicos, Hardware, Contratos, Risco Ambiental, riscos do negócio e risco legal além de assuntos políticos.

As categorias auxiliam a identificação de riscos adicionais e podem variar dependendo do projeto, podendo ser externas e neste caso podem ser Imprevisíveis (Terremotos, Revoltas) e Previsíveis (Incertos como legislação e prioridade) ou internas decorrente da gerencia (de tempo, metodologia, recursos e planejamento), técnico (Qualidade, tecnologia e padrões) e organizacional (Priorização, custos, escopo e compartilhamento de recursos).

 

ANALISE DOS RISCOS

A análise e avaliação dos riscos devem classificar os riscos identificados no processo anterior para se realizar de forma mais eficiente as ações, pois não há como planejar todas as respostas para todos os riscos.

As informações de riscos, normalmente são apresentadas das seguintes formas:

Narrativa, onde lista os riscos que possam impedir a realização e indica a sua fonte e a possibilidade de controle. Qualitativa, desta forma se expressa os riscos através de um sistema regular, determinando-se sua ordem. Quantitativa expressa os riscos usando dados numéricos para determinar a probabilidade da ocorrência de um evento de risco.

RESPOSTA AOS RISCOS

Segundo o PMI, o planejamento de resposta aos riscos é uma forma para desenvolver procedimentos e técnicas com o fim de diminuir as ameaças aos objetivos. Especificando as etapas e os planos de resposta, desta forma, propõe-se que seja realizada uma matriz de classificação de riscos de probabilidade vesrus impacto, sendo ela analisada sua classificação com base na combinação de escalas de probabilidade e de impacto.

Curva S

A Curva S é uma forma gráfica para acompanhar a implantação de um projeto/empreendimento, sintetiza diversos dados de forma gráfica, contendo o progresso de forma escalonada podendo, desta forma, visualizar uma comparação entre o desempenho planejado e o realizado.

Execução do Projeto

O Gerente do Projeto munido das informações geradas na linha de base controlando o desempenho da equipe, lembrando que o aumento de prazo pode elevar custos e uma ênfase maior no controle dos custos pode estender o cronograma.

Normalmente o papel do gerente é de revisar o progresso conforme os requisitos estipulados e resolver questões entre ele próprio, o projeto e o cliente.

Categorias:Gestão de Projetos
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: