Início > Gestão de Projetos > GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O gerenciamento de projetos é composto por nove áreas de conhecimento, a seguir dispostas.

1. Gerenciamento da Integração – Processos que visam assegurar a coordenação entre os processos. Desenvolvendo o termo de abertura do projeto, desenvolvendo o plano de gerenciamento de projetos, orientando a execução, controlando a necessidade de mudança e encerar a fase ou projeto.

2. Gerenciamento de Escopo – Inclui processos para realizar o trabalho, limitando as atividades para realizar o projeto. Coletando os requisitos, definindo o escopo, criando a EAP, verificando o escopo e controlando-o.

3. Gerenciamento do Tempo – Processos que visam assegurar o prazo de execução. Definindo as atividades, seqüências, estimando os custos e prazo, desenvolvendo o cronograma e controlando-o.

4. Gerenciamento dos Custos – Processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos. Estimando os valores a serem despendidos, determinando-o e controlando os custos. Buscando atingir o custo mínimo, baseado nos valores e tempo dispêndio do projeto. Alinhando a modalidade do recurso a ser utilizado, seja ele material ou mão de obra, estabelecendo a quantidade e o custo por unidade ou tarefa, conforme o tempo estimado para a atividade.

5. Gerenciamento da Qualidade – Processos e atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo a satisfazer as necessidades para as quais foi criado. Planejando, garantindo e controlando a qualidade.

Esta modalidade de gerenciamento deverá ser realizada com base na norma do ISO correspondente á certificação da qualidade, e seus processos estarão sendo realizados de acordo com o recomendado por esta norma que já estão inerentes ao projeto anterior.

Conforme a necessidade, por haver questões supervenientes ao planejamento, as reclamações de clientes acerca dos produtos e serviços e requisitos que necessitam de alteração devem ser realocados para se adequarem a qualidade.

O Sistema de qualidade é composto pela sua certificação, realizada através de comprovação do sistema de qualidade conforme registros. Sendo realizadas em sua base as instruções e procedimentos de trabalho, onde encontram-se os processos de como, onde, quem e quando realizar. Com documentação de cada etapa no manual de qualidade da empresa, que contêm as políticas da organização.

6. Gerenciamento dos Recursos – Processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Equipe de pessoas com determinações para a conclusão do projeto. Desenvolvendo o plano de pessoas, mobilizando a equipe, desenvolvendo e gerenciando-a.

7. Gerenciamento das Comunicações – Processos necessários para assegurar as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira apropriada. Identificando as partes interessadas, planejando e distribuindo as comunicações, gerenciando as expectativas dos interessados e repondo o desempenho.

Ele deverá realizado através de processos de comunicação formal, com reuniões definidas com tempo hábil para exercer as diretrizes, com todas as informações necessárias, sempre com comprovação de todas as situações relacionadas.

8. Gerenciamento dos Riscos – Processos de planejamento, identificação, analise, planejamento de respostas e monitoramento e controle dos riscos de um projeto com o objetivo de aumentar os resultados positivos e reduzir eventos negativos. Planejando o gerenciamento dos riscos, identificando-os, analisando qualitativa e quantitativa, planejar as respostas aos riscos, monitorando e controlando-o.

8.1 Análise de Riscos- Para se fazer uma análise de riscos deve-se criar uma matriz de probabilidade X impacto; determinando os riscos da Hot Zone, traçando respostas e seus riscos. Ao final, monitorando e controlando estes riscos.

9. Gerenciamento das Aquisições – Processos necessários para adquirir produtos e serviços. Planejar, realizar e encerrar as aquisições. Nesta fase de aquisições do projeto, seleciona-se os fornecedores e administra-se os contratos.

Categorias:Gestão de Projetos
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: