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ESTILOS DE LIDERANÇA SITUACIONAL UM A UM

Paul Hersey e Ken Blanchard (Livro: Liderança de Alto Nivel 0 Ken Blanchard, Editora Bookman)
As empresas possuem alguns estilos de liderança situacional conforme a estrutura do subordinado, conforme a seguir:

Estilo 1 APOIO: Baixo para direção e Alto para Apoio.
Para pessoas com alta competência mais com desempenho tendendo a baixo, por insegurança ou desmotivação por razões diversas.
Motivo: Muito tempo sem promoção ou mudança de cargo, insatisfação com chefia e problemas pessoais.
Palavra Chave: Incentivar.

Estilo 2 TREINAMENTO: Alto para direção e Alto para Apoio.
Para pessoas com ainda baixa competência e com desempenho também baixo, por insegurança diante de reconhecimento dos desafios.
Motivo: Pouco tempo de função ou pouco tempo num projeto.
Palavra Chave: Ouvir e Dirigir.

Estilo 3 DIREÇÃO: Alto para direção e Baixo para Apoio.
Para pessoas com baixa competência e alto desempenho, por serem novas.
Motivo: Estagiário e Treinees, Iniciantes em projetos, recém contratados e promovidos ou recém transferidos.
Palavra Chave: Dirigir.

Estilo 4 DELEGAR: Baixo para direção e Baixo para Apoio.
Para pessoas com alta competência e alto desempenho.
Motivo: Pessoas diferenciadas, especialistas destacados ou no meio da carreira.
Palavra Chave: Acompanhar.

Observações:
Não se deve vincular o estilo á pessoa em si e sim aos objetivos, atividades e tarefas; Havendo mudança do subordinado, também mude o estilo de liderança; Tome precauções para não usar o estilo de liderança ao nível de desenvolvimento; Quando um estilo não funcionar, adote imediatamente o ciclo de desenvolvimento anterior; O grande objetivo do líder é tornar a equipe ao nível 4 de desenvolvimento.

O Lider educador tem o dever de transmitir conhecimento ás gerações seguintes, para que sejam capazes de assumir novos cargos e responsabilidades. É tarefa indelegável dar exemplo, experiência, tempo e presença. O liderado precisa ter apoio, pois toda a delegação é sinônimo de confiança mutua, contudo esta somente terá sentido se planejada pelo constante diálogo, negociação e acordo.

A seguir, temos o processo de definição do estilo de liderança apropriado ao nível de desenvolvimento do subordinado e de aperfeiçoamento do nível.

1ª Procurar um acordo com o subordinado sob quais são as responsabilidades que lhe caibam, quais seus objetivos e qual o padrão desejado.
2ª Definir qual o nível de desenvolvimento do subordinado, sua motivação e o estilo de liderança mais apropriado.
3ª Acordar como o subordinado de que forma proceder para o seu desenvolvimento.
4ª Incentivar as iniciativas de auto-desenvolvimento e delegar poderes correspondentes.
5ª Gerenciar o desempenho do subordinado.
6ª Elogie o processo.

Categorias:Gestão de pessoas
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