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CANAL DE COMUNICAÇÃO

A comunicação interpessoal depende essencialmente de uma escolha adequada do canal de comunicação, a ser utilizado pelos interlocutores para definição de metas e objetivos.
É certo de que as pessoas reagem melhor quando são relacionadas com indivíduos em pé de igualdade. Tendo sintonia nos canais de comunicação dos perfis conjuntos.
As características básicas dos canais de comunicação são:

INTUITIVO
Tende a ser orientados para as coisas intelectuais. Trata-se de um pensador criativo e com ampla visão, o qual orgulha-se de sua originalidade, capacidade de antecipar as coisas, de visualizar o “quadro geral” e de lidar com questões complexas integrando-as e estabelecendo as bases para novas estratégias. Revés: Necessita desenvolver seu senso de realidade.

RACIONAL
É altamente lógico, organizado, não sentimental e tende a ser orientado para fatos e demonstrativos numéricos. É minucioso em fatos e demonstrativos. Além de ser analista detalhado em bases e implicações, deixando-se impressionar por estatísticas e qualquer tipo de comprovação concreta. Revés: Necessita desvincular-se da exatidão, controle e lógica.

EMOCIONAL
Tende a colocar o coração acima da razão, preferindo estímulos subjetivos aos objetivos. Costuma ser hábil com relações interpessoais. Revés: Necessita de atenção ás percepções pessoais.

SENSORIAL
Geralmente é mais intenso, competitivo, apressado e orientado para ação. Ele orgulha-se de fazer com que as coisas aconteçam, preferindo ir sempre direto ao ponto, sem demoras. Revés: Necessita de atenção com os detalhes.

OS CANAIS SOBRE PRESSÃO
Embora seja comum que se prevaleça um dos canais na essência do individuo, o ideal é buscar o desenvolvimento para as adversas situações do cotidiano.
Sob pressão é totalmente comum adotarmos um canal básico diferente do que usamos em condições favoráveis. O que também pode trazer conseqüências positivas ou negativas. Assim, deve-se proceder com o aperfeiçoamento do canal básico, identificando-o conforme cada situação.

Categorias:Gestão de pessoas
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