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MOTIVAÇÃO PARA O PODER E PARA A INFLUÊNCIA INTERPESSOAL

Capacidade de fazer com que terceiros realizem ações conforme a influência do interlocutor.

Tipos clássicos de poder e influência interpessoal.

Poder de posição ou fontes atípicas – Advindas da autoridade instituída:

Direção; Coordenação; Controle; Recompensa; Intimidação ou punição; Coerção; Pressão; Manipulação; Informação e Conexão.

Poder Pessoal ou fontes típicas – Advindas das características pessoais do líder:

Visão admirada ou convergente; conhecimento ou referencia pessoal; exemplo pessoal ou credibilidade; competência no que se propõe; positividade de atitudes; comunicação ou persuasão; atitudes socializadas; Elogio-apoio; compreensão; orientação “coaching”; informação e conexão.

Segundo David Mc Cleland (www.12manage.com/methods_mcclelland_theory_of_needs_pt.html), existem 4 tipos de motivações que auxiliam na obtenção de influência de terceiros, quais sejam:

Alta motivação personalizada (liderança) 2º preferência do Autor; é elevada para influenciar o individuo á concentrar-se mais em si mesmo, objetivando que suas próprias posições e opiniões lhe beneficiem.

Características da motivação alta personalizada:

Atingir objetivos pessoais somados ao da organização;

Auto-planejamento, a fim de impor suas propostas via posição ou persuasão;

Tomar decisões frente a inércia da equipe;

Canalizar esforços e competências da equipe com o intuito de atingir o que lhe é favorável á sua imagem e carreira;

Desempenhar com controle, de forma a garantir o alinhamento do desempenho aos seus interesses;

Valorizando idéias de terceiros em prol de seu sustento pessoal, contudo, valorizando seus subordinados;

Transformar avaliação de desempenhos e correção de falhas em oportunidades para fortalecer as posições e influenciar, positivamente, os demais;

Priorizar a comunicação do que lhe dá suporte aos seus objetivos e que lhe garante o controle da situação.

Ex.: Diretor da Souza cruz, pessoa altamente técnica, com todas as ferramentas de gerencias, trabalha influenciando sob sua posição para que sejam atingidos objetivos pessoais, diante da presidência da empresa.

Motivação Alta Socializada (liderança) 1º preferência do Autor (Oposta á Alta Personalizada), a qual tem o intuito de fazer com que o individuo almeje beneficio aos seus influenciados, preponderando as praticas de lideranças participativas.

Características da motivação Alta Socializada:

Estabelecer visão e objetivos que sejam incentivadores da equipe para buscar melhorias constantes;

Incentivo planejamento individual ou coletivo;

Dar prioridade á decisões que objetivem os fins da empresa de forma compartilhada, canalizando esforços de toda a equipe, controlando desempenho em resultados;

Valorizando subordinados alinhados aos interesses da empresa que difundam idéias que agregam e dinamizando uma cultura de comunicação com foco nos resultados da equipe.

Este tipo de motivação é praticada por pessoas com traços de seguidor, que não gostam de conflitos, de desapontar as pessoas, de confrontos. Este perfil não compete á liderança, pois não é impositivo a influenciar pessoas.

Motivação Alta Afiliada (Falta de Motivação e liderança), a qual busca aceitação e respeito do grupo de trabalho ao qual pertence.

Características da motivação Alta Socializada:

Assumir a visão e os objetivos de terceiros, sejam eles superiores ou subordinados;

Incentivar práticas de esforços individuais para o auto-crescimento e auto-correção do subordinado, evitando ferir os interesses e capacidades pessoais, sem que haja sensações de pressão e desconforto;

Priorizando a qualidade de relações interpessoais em face de atividades de execução e processos operacionais, valorizando boas posturas diante de conflitos;

Implementar uma cultura de comunicação harmoniosa de aceitação e respeito pelas diferenças em coletivo, buscando idéias de geração de bom clima de trabalho.

Motivação Alta para realização pessoal ou de realização (Falta de Motivação e liderança), a qual busca através de sua própria ação pessoal na execução das atividades e tarefas.

Características da motivação de realização:

Prioriza seus próprios desafios pessoais procurando alcançá-los com maior ênfase, através de um planejamento focado em sua própria eficiência pessoal, alimentando sua auto-estima;

Valorização do potencial individual do que a sinergia da equipe;

Controle e comunicação sobre cada etapa do processo de execução, de forma a manter níveis elevados de eficiência e qualidade de desempenhos;

Nesta motivação o autor é bom de resultado a partir de sua habilidade pessoal, mas não está focado com o resultado do grupo.

Seqüência ideal da motivação para a influência: Alta socializada; Alta personalizada; Alta Afiliativa ou de Realização.

Categorias:Gestão de pessoas
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