Início > Gestão de pessoas > LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DIFERENÇAS ENTRE A SITUACIONAL

LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DIFERENÇAS ENTRE A SITUACIONAL

Se as pessoas não estão gerando resultados, estão necessitando de apoio, de auxilio para superação de dificuldades para alinhar-se as metas da empresa.

Participativa, o estilo ideal é somente que as pessoas querem clareza, querem estar envolvidas no pensamento com poderes e ambiente participativo.

Situacional, basea-se no ajuste do estilo em relaçção á competencial, nível de desenvolvimento e motivação do subordinado. A participativa não funciona pois as pessoas não estão preparadas para agir sem capacitação.

Ambas possuem convergência quanto a delegação, onde o subordinado possui capacitação e motivação altas, onde o subordinado pode trabalhar de forma a assumir os riscos.

Situacional depende do nível de desenvolvimento, grau de competência ou capacidade para realizar as tarefas e seu grau de empenho ou motivação. A partir deste nível de desenvolvimento se mede o grau de direção (fixar objetivos, planejar, organizar, definir, ensinar, decidir, supervisionar) para o trabalho. Muita competência, pouca direção pois este tem recursos para desenvolvimento.

Quantidade de apoio emocional comporta conforme a situação do individuo. Sendo quanto menor auto-estima, maior o apoio emocional. (Ouvir, incentivar, participar, elogiar, facilitar, coaching, fornecer feerback, dar desafios).

Ao alterar a área do subordinado, mesmo ele sendo um excelente colaborador, terá de ter uma supervisão mais acirrada por conta de ter novos desafios, que, apesar de ter motivação alta, tem competência baixa para a nova etapa.

Passando-se algum tempo a motivação estará baixando, devendo ser provido um apoio emocional e direção altos. Ouvindo, mostrando interesse e dirigindo conforme demonstrado, mostrando que ainda deve ser dirigido.

Pessoas que acabam trabalhando muito tempo em uma determinada função, competente mais motivação baixo. Deve-se incentivar com apoio, enriquecendo o cargo, demonstrando confiança e confiabilidade.

Pessoas com alta competência e motivação alta, deve-se proceder com baixo apoio e baixa direção. Contudo, deve-se acompanhar seu desempenho de forma moderada.

Categorias:Gestão de pessoas Tags:
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: