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COMPETÊNCIAS RELACIONADAS A PAPÉIS E FUNÇÕES GERENCIAIS

Fonte de Pesquisa baseada em Warren Bennis (Livro: Líderes – Estratégia para assumir a verdadeira liderança, editora Harbra, mais respeitado consultor dos EUA)

Concluiu através de entrevistas com 90 executivos seniors, são 5 competências básicas ou categoria de competência, as quais fazem a diferença, pois que, são quesitos apresentados por todos os pesquisados. Quais sejam a seguir.

Segundo o professor Hélio Mansueto Machado Neto, os melhores líderes possuem as 5 competências básicas e a Motivação para influência.

Visão, capacidade de refletir sobre a forma de priorizar, analisar e sintetizar as informações. Oportunidade de melhoria, forma de realizar o processo. Aproveitando as oportunidades de melhorias de processo. Determinação para trabalhar preventivamente com base e para objetivos e resultados.

Compromissos, entrega de conjunto de objetivos de forma integral, aliada com influência na empresa no que é estratégico em sua atividade. De que forma a empresa poderá desempenhar de forma melhor.

Se todo operador entender sua atividade como sendo uma empresa, qualquer que seja o seu nível profissional, as empresas serão mais bem sucedidas.

Arquitetura (Desenho e otimização de processos e meios), priorizar atividades que agregam valor, alinhar a visão, objetivos e metas organizacionais de forma que esta forma seja alinhada para atingir o fim da empresa. Simplificação nas operações, melhoria continua e obtenção do comprometimento dos atores envolvidos.

Comunicação, possuir paixão pelo que acredita de forma a entusiasmar os demais. Usar as perspectivas de terceiros para formar uma visão compartilhada. Mostrar-se preparado para comunicar, desta forma com clareza, garantindo a compreensão e testar o comprometimento do que se foi comunicado.

Posicionamento, atuação generalista, flexibilizando as diferenças individuais e usando estas peculiaridades para realizar tarefas. Questionando os processos ligando pontos comuns entre os diversos grupos de interesse na organização. Realizando de forma disposta a correr riscos com coerência entre discursos e prática, gerindo de forma proativa nas ações e persistência nos objetivos. Além de resistência á frustração e á superação de barreiras.

Auto-renovação constante, atentar para as situações novas e estar disposto a avaliar oportunidades com agilidade de aprendizagem através de alternativas. Capacidade de adaptação á novos ambientes, alinhando estas transformações e assumindo a liderança de seu próprio desenvolvimento pessoal.

Diretora autoritária e centralizadora, funcionários trabalhavam de forma supervisionada total, contudo, não tinham a gestão estratégica apresentando a necessidade e o motivo de se agir de uma forma ou de outra.

Para se obter a admiração deve-se possuir capacidade de gerencia em sua própria área, com a maneira de tratar seus subordinados. Precisa ter o papel de catalisador da direção seja definida para atingir os objetivos da empresa.

Categorias:Gestão de pessoas
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