Início > Gestão de Projetos > DEFINIÇÕES DE PROJETO

DEFINIÇÕES DE PROJETO

Projeto é uma atividade única e não repetitiva com duração determinada, formalmente organizada, que agrega e aplica recursos, visando o cumprimento de objetivos pré-estabelecidos.

Ex.: O design de uma caneta é um projeto e não o processo de fabricação. Há uma seqüência de etapas para o sucesso do projeto.

É um processo único consistente com um conjunto ordenado e controlado de atividades com data de início e término, com requisitos detalhadamente especificados, incluindo suas restrições quanto ao tempo, custo e recursos.

Ex.: Planejamento da casa, escopo do trabalho que será realizado, com detalhamento também de móveis e jardinagem, mesmo que não sejam planejados, devem constar como não sendo necessária a sua especificação.

Segundo PMI-Project Management Institute, o Projeto é um empreendimento temporário, conduzido para criar produto ou serviço único. Não é um programa, ele é componete do programa, sendo determinada sua abrangência em uma modalidade de tarefa. Programa: Fome Zero.

Segundo Darci Prado, “Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado e que congrega e aplica recursos visando o cumprimento de objetivos pré-estabelecidos”.

Segundo a American Management Association, “É o processo de reunir e liderar uma equipe de pessoas e outros recursos, para estimar, planejar, acompanhar e controlar um número de tarefas, relacionadas entre sei, que resulta nem produto final específico, que deve ser criado num prazo, dentro de um orçamento e de acordo com as especificações.

Exemplos de Projetos:

Jogos Panamericanos; Projeto de Construcao Civil do Maracanã; Construção de Usinas; Desenvolvimento de novo produto ou serviço; Construir uma casa ou suas instalações; Implementar mudança organizacional, estrutural; Exploração de área de pré-sal.

Projetos podem ser aplicados na maioria das áreas, tanto administrativas quanto estratégicas ou operacionais, até mesmo como um estilo de vida. As principais áreas são Engenharia, política, pesquisa e desenvolvimento.

Como surgem os projetos?

O projeto surge através da oportunidade de mercado, imposições do governo, necessidades, solicitações, inovações, podem ser utilizados como meio para realizar os planos estratégicos da organização.

1.Planejamento estratégico – 2.Estratégias – 3.Identificação de projetos – 4.Projetos

1 e 2 define-se a empresa do futuro, gestão estratégica.

SEQUENCIAS DO PROJETO

1. TAP ou Project Charter; 2. Definição Stakedolders; 3. Escopo; 4. WBS ou EAP; 5. Cronograma; 5.1 Atividades; 5.2 Seqüência; 5.3 Duração; 5.4 Recursos; 5.5 Cronograma; 5.6 Estimar Duração.

About these ads
Categories: Gestão de Projetos
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: